Comunidade

Comunidade

Serviço de Assistência Farmacêutica (SAFE) – Linha de urgência 1400 para toda a população no território nacional

Devido à pandemia COVID-19 era uma prioridade garantir a dispensa dos medicamentos e produtos de saúde às pessoas. Desta forma, a ANF decidiu alargar a linha SAFE, com a utilização gratuita do número 1400 por toda a população no território nacional.

A linha SAFE permite às pessoas saberem em que Farmácia(s) da sua preferência existem os medicamentos e produtos de saúde que precisam. Desta forma, permite estabelecer uma relação à distância entre os utentes e a sua Farmácia, promovendo o planeamento na ida à Farmácia. Após activação do serviço pelo utente, a Farmácia por este identificada é contactada para confirmar a disponibilidade de resposta ao pedido e, após aceitação, fica responsável por dar seguimento ao mesmo.

 Operação Luz Verde – Medicamentos Hospitalares

A Operação Luz Verde resulta do esforço concertado de associações de doentes, Farmácias, hospitais e distribuidores farmacêuticos para evitar deslocações desnecessárias aos serviços de saúde e diminuir o risco de infecção dos doentes mais frágeis. As Farmácias Comunitárias decidiram contribuir, graciosamente, para o grande objectivo de Saúde Pública de manter as pessoas tranquilas em casa. O serviço Luz Verde é totalmente gratuito durante a pandemia, sem comparticipação dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde. As Farmácias e os distribuidores farmacêuticos suportam os custos da operação logística, que é comparticipado pelo Fundo Emergência abem: COVID-19 da Associação Dignitude. A confidencialidade, as Boas Práticas de transporte de medicamentos e o aconselhamento farmacêutico são garantidos em todo o circuito. Também a Plataforma Saúde em Diálogo apoiou esta iniciativa e divulgou junto das associações de doentes.

Dignitude – Emergência abem: COVID-19

O Grupo ANF apoiou o Fundo Emergência abem: COVID-19.

Milhares de pessoas têm hoje um olhar incerto sobre o futuro. Hoje, mais do que nunca, todos somos responsáveis uns pelos outros. É necessário sermos solidários para com quem está mais vulnerável nesta altura. Existem, neste momento, milhares de pessoas que perderam os seus empregos, que viram os seus rendimentos diminuídos ou ficaram mesmo privadas de trabalhar. Estas pessoas precisam do nosso apoio para acederem aos bens de saúde de que necessitam para viver e proteger-se neste período tão incerto e inseguro. Para dar resposta a estes cidadãos o abem: criou a Emergência abem: COVID-19. Uma vez que a saúde é um bem essencial, temos de fazer com que os mais vulneráveis continuem a aceder aos medicamentos, produtos e serviços de saúde de que necessitam para viver com dignidade.

A Emergência abem: COVID-19 permite, através da sua rede de parceiros, que os medicamentos cheguem a casa dos beneficiários abem: incluídos em grupos de risco. Apoia, ainda, cidadãos com necessidades socioeconómicas especificas devido à pandemia a aceder aos medicamentos de que precisam para viver. Assim como apoia na distribuição da medicação hospitalar, para que os doentes a possam receber na sua Farmácia ou em casa.

O Fundo Emergência abem: COVID-19 foi criado para responder a estes desafios. Todos os donativos efetuados ao Fundo Emergência abem: COVID-19 são utilizados na aquisição de medicamentos, produtos e serviços de saúde e na entrega de medicamentos hospitalares para quem mais precisa, garantindo aos doadores total transparência e segurança.

Museu da Farmácia

  • Projecto Vila Saúda – A principal missão da Vila Saúda é a promoção da literacia em saúde e cultura nas crianças, reforçando o papel da Farmácia na sua comunidade. Tendo em conta a preocupação que o surto de Coronavírus gerou em todo o mundo, a Vila Saúda produziu uma apresentação para sensibilizar e esclarecer as crianças sobre o tema. Para esse efeito, foram realizadas diversas sessões de esclarecimento, que contaram com a participação de 47 Farmácias e de cerca de 2 274 crianças, que foram devidamente informadas sobre questões como o que é o coronavírus, qual a sintomatologia associada e as diversas medidas de prevenção. Após o encerramento das Escolas e durante o período de confinamento, a Vila Saúda transpôs os conteúdos para as Redes Sociais, procurando assim partilhar estas informações com todas as crianças e a comunidade em geral.
  • Projecto #CulturaSemQuarentena – As portas do Museu da Farmácia estiveram encerradas ao público, mas a Cultura não teve direito a quarentena. A verdade é que a História continua a ser escrita e acompanhar a sua narrativa faz parte do papel do Museu. Em período de quarentena, reinventaram-se as formas de divulgação da colecção e das diferentes iniciativas. Assim, o Museu da Farmácia assumiu o compromisso de levar a história e o acesso à cultura a todos, através do envio de uma Newsletter semanal, bem como da disponibilização constante de conteúdos nas redes sociais.
  • Clube de Leitura Online do Museu da Farmácia – No contexto da pandemia COVID-19, os encontros presenciais foram suspensos, pelo que houve necessidade de se encontrarem vias alternativas para que as discussões literárias pudessem prosseguir. Para todos os que gostam de ler e de livros, e utilizando o Facebook como plataforma de encontro para a partilha de experiências de leitura, foi criado o Clube de Leitura Online. Esta iniciativa, que conta com o apoio do PNL2027 – Plano Nacional de Leitura, promove a discussão mensal de um livro. “Máquinas como eu e pessoas como vocês”, de Ian McEwan, foi o primeiro livro apresentado para debate. Para a promoção da discussão, são apresentados tópicos sobre o livro, informações sobre o autor e a sua obra, entrevistas (imprensa e vídeo), críticas literárias, depoimentos de editores, tradutores e escritores, entre outros documentos de interesse.